17.1.11

Princípios para os estudos da Cor

“Nos reflexos coloridos temos a vida”
Faust II

A cor afeta o funcionamento do nosso corpo, assim como influi na mente e nas emoções. Sabe-se que as cores afetam nossas funções do sistema nervoso e as atividades hormonais (assim como a luz), as cores nos levam a associações estéticas e emocionais. Nossa resposta às cores é total, ou seja, as propriedades físicas que caracterizam as cores, provocam no organismo alterações de ordem físicas e psicológicas.
As cores atuam sobre os seres humanos não só pelo canal perceptivo da visão, comunicando algo, emitindo mensagens as quais atribui-se significados, mas também através da luz, pelas ondas de energia, ou seja, eletromagneticamente.
A cor é uma forma de energia e esta energia afeta o funcionamento do nosso corpo, assim como influi na mente e nas emoções. Sabe-se que as cores afetam nossas funções do sistema nervoso e as atividades hormonais, as cores nos levam a associações estéticas e emocionais.
Nossa resposta às cores é total, ou seja, as propriedades físicas que caracterizam as cores, provocam no organismo alterações de ordem físicas e psicológicas.
Como exemplo, pode-se citar o uso de composições cromáticas com predominância de tons verdes, em áreas relacionadas ao tratamento da saúde. O verde através da história, sempre esteve associado à esperança, à fertilidade, ao nascimento e ao renascimento. Pretende-se então, fazer uma relação entre uma situação em que se deseja o sentimento de esperança e dos arquétipos a ela relacionada, como no caso de hospitais, e a utilização predominantemente de matizes verdes nos ambientes.

ASPECTOS DA COR
Elementos fundamentais à percepção cromática:
- Iluminação (artificial/ natural), ou seja, fonte de luz;
- Objeto (para interagir com a energia luminosa);
          - Receptor/ Processador, ou seja, o olho.

Atributos de Aparência da cor
Forma, Brilho, Luz, Material, Transparência, Entorno, Textura, Tamanho
Atributos de Percepção
Psicológico, Fisiológico e Cultural
Atributos da Cor
Matiz, Luminosidade e Saturação

Matiz
É o tom da cor, representadas também através do círculo cromático, tendo como as três cores básicas o vermelho, o azul e o amarelo. É o comprimento da onda.

Saturação
É o quanto uma cor é pura, assim quanto maior o valor do croma, ou seja menos cinza na cor, maior a saturação e quanto menor o valor do croma, ou seja, mais cinza na cor,  menor a saturação, e maior o grau de impureza.

Luminosidade
Indica o quanto a cor é clara ou escura, em uma variação  do 0-preto ao 100-Branco, ou seja, o quanto ela é iluminada ou escura.

Saiba mais na página dedicada aos estudos da cor na arquitetura.

Nenhum comentário: