Paisagismo

PAINÉIS EM MADEIRA


Uma idéia bem legal e original, que proporciona um ar relaxante, elegante e ainda contemporâneo ao jardim é o uso de madeira em painéis verticais, horizontais. Servindo de apoio para plantas, duchas, ou meramente decorativo.
Aí vai umas idéias....
Abraços






Iluminação no Jardim

Com a iluminação adequada, você realça caminhos, dá destaque a árvores, multiplica o colorido das flores e, sobretudo, oferece segurança ao jardim.

Por que aproveitar seu jardim só de dia? Com um bom projeto paisagístico, ele pode tornar-se um prolongamento da casa mesmo à noite.

A iluminação artificial tem um importante papel nisso: com este recurso, o jardim se transforma, proporcionando um espetáculo à parte. Realça caminhos, plantas, esculturas e fontes. Mas também ilumina a área, permitindo que se caminhe com segurança, se pratiquem esportes ou simplesmente se admirem as estrelas.

Estes cenários, idealizados de acordo com o efeito desejado, podem evocar gêneros: o dramático, que fixa e ressalta somente alguns pontos, jogando com as formas e texturas dos objetos e plantas focalizados; ou o romântico, que cria espaços para integrar as pessoas ao ambiente, com bancos e caminhos iluminados. Tanto num como no outro, a idéia é usar a luz para criar um clima agradável e relaxante. As atividades físicas, porém, exigem uma iluminação mais forte, adequada ao tipo de esporte praticado: cooper, futebol, natação, basquete e muitos outros.

Para a concepção de seu projeto você precisa, antes de tudo, conhecer os recursos de que o mercado dispõe em luminárias e lâmpadas. Os postes altos (a partir de 2,5 m) são indicados quando se necessita de bastante claridade, distribuída uniformemente, como por exemplo, em grandes áreas planas gramadas ou destinadas à circulação de veículos. São dotados de luminárias de vidro ou acrílicos, nas variações opacos e transparentes. Já os postes mais baixos são perfeitos para iluminar bancos e demarcar trilhas. O mesmo efeito é conseguido com as luminárias de balizamento, de várias alturas e com vidro ótico funcionando como difusor da luz.

Uma outra opção é o projetor, também chamado de spot. Este tipo é o mais usado nas iluminações de gênero dramático. As luminárias de parede, de vigia e arandelas, embora não sejam exclusivamente destinadas ao jardim, funcionam como suporte nas áreas externas, clareando a fachada e a entrada da casa, além de conferir um belo efeito visual.

As lâmpadas são um capítulo à parte. Afinal, são as responsáveis diretas pelo sucesso de seu projeto. São elas:
Incandescentes:
com potência variando entre 60 e 150 watts, são mais baratas, mas têm uma vida útil menor se comparadas às outras. São usadas em qualquer tipo de luminária. Halógenas: usadas nos projetores, pois permitem o fluxo de luz dirigido. Varia de 300 a 500 watts. Fluorescente compacta: com potência de 9 watts, é econômica, pois consome 1/4 a menos de energia que a incandescente, e dura mais. É ideal para balizas e luminárias de vigia. Lâmpada mista: com potência variando de 160 a 400 watts, seu tom esverdeado é ótimo para realçar a cor das plantas. Usada em postes ou projetores. Vapor de mercúrio: outra opção para postes e projetores, com potência entre 80 e 400 watts. É também mais econômica e tem vida útil longa. Vapor metálico: só 400 watts. Para projetores que dirigem o foco em grandes árvores e fachada da casa. Vapor de sódio: potência de 70 a 400 watts, ótima para projetores, mas é desaconselhável para a iluminação de plantas por ter tom alaranjado. Lâmpadas antiinseto: ideais para áreas de lazer e terraços. Recebem uma pintura especial amarela que impede a passagem de irradiações de ondas e, por conseqüência, não atraem insetos.

Seja qual for a luminária escolhida, é imprescindível que ela esteja protegida contra o sol e a chuva. Por isso, o melhor material, sem dúvida, é o alumínio, pois não enferruja. O ferro só é indicado quando recebe um tratamento eficiente contra corrosão. Para instalação de luminárias em piscinas e fontes, verifique se a qualidade da borracha e do vidro é realmente à prova de água.

Um outro fator importante é a facilidade de acionamento do sistema. De preferência, os interruptores devem estar instalados junto a casa para garantir mais segurança e conforto. Mas você pode contar também com equipamentos mais modernos para este trabalho. Um deles é o timer, que aciona as luminárias num horário preestabelecido. Além disso, permite o controle da quantidade de luminárias acesas, economizando energia.

Outro equipamento é a célula fotoelétrica, o mesmo sistema utilizado nas vias públicas. Ele é um dispositivo sensível à luminosidade: quando escurece, as lâmpadas acendem e quando clareia se apagam. Simples e prático.