14.4.11

GREEN BUILDING - O que é, afinal?

O conceito de Green Building, ou “edifício-verde“, surgiu na década de 70 na Europa e nos Estados Unidos. Este termo foi criado em função da crise energética que se encontrava o mundo decorrente da alta no valor do petróleo, como solução para a construção civil, e também com o objetivo de melhorar o uso dos recursos disponíveis e explorar formas alternativas de energia[1].
O conceito de sustentabilidade, ou desenvolvimento sustentável, que a partir dos anos 80 teve grande repercussão e sua expressão aplicada a várias áreas de estudos, primordialmente vinda da ecologia e do debate entre crescimento e preservação, se legitimou como o maior desafio deste século. Na Europa e Estados Unidos, a partir de 1987 a expressão desenvolvimento sustentável começou a se formar em um processo de legitimação e institucionalização normativa[2]. No Brasil, a expressão sustentabilidade, foi aplicada a partir dos anos 90, na conferencia do rio, 1992[3].
Este conceito aplicado à construção civil supõe alguns objetivos que devem ser contemplados, os principais pontos são a minimização do impacto ambiental e a redução do consumo de água e energia elétrica, visando novas formas de energia e de materiais, mais eficientes e menos poluentes.


[1] BERTOLDI, Osmar. Idéias para uma metrópole sustentável. Curitiba: Esplendor, 2005.
[2] VEIGA, José Eli. Desenvolvimento Sustentável: O Desafio do Século XXI. Rio de Janeiro: Garamond, 2008.
[3] VEIGA, José Eli. Meio Ambiente e Desenvolvimento. São Paulo: SENAC, 2006.

Nenhum comentário: