28.9.09

Painéis de Madeira no Jardim

Independente do tipo de madeira, formato, fixação, uso ou objetivo, os painéis de madeira são opções ótimas para compor com a arquitetura e o paisagismo, serve como elemento arquitetônico, ou siplesmente moldura para um quadro vivo. O uso de placas de xaxim, ou fibra de coco com plantas são elementos charmosos que valorizam ainda mais a área externa. Os principais cuidados que deve-se ter é em relação ao acabamento da madeira para que resista ao clima, e o tipo de vegetação utilizadas nas placas, sempre levando-se em consideração a insolação.

24.9.09

Green Building

O conceito de Green Building, ou, “edifício-verde“, surgiu na década de 70 na Europa e nos Estados Unidos. Este termo foi criado em função da crise energética que se encontrava o mundo decorrente da alta no valor do petróleo, como solução para a construção civil, e também com o objetivo de melhorar o uso dos recursos disponíveis e explorar formas alternativas de energia[1].
O conceito de sustentabilidade, ou desenvolvimento sustentável, que a partir dos anos 80 teve grande repercussão e sua expressão aplicada a várias áreas de estudos, primordialmente vinda da ecologia e do debate entre crescimento e preservação, se legitimou como o maior desafio deste século. Na Europa e Estados Unidos, a partir de 1987 a expressão desenvolvimento sustentável começou a se formar em um processo de legitimação e institucionalização normativa
[2]. No Brasil, a expressão sustentabilidade, foi aplicada a partir dos anos 90, na conferencia do rio, 1992[3].
Aplicada à construção este conceito alguns objetivos devem ser contemplados, e os principais pontos são a minimização do impacto ambiental, e a redução do consumo de água e energia elétrica, buscando assim novas formas de energia e de materiais, mais eficientes, e menos poluentes.
[1] BERTOLDI, Osmar. Idéias para uma metrópole sustentável. Curitiba: Esplendor, 2005.
[2] VEIGA, José Eli. Desenvolvimento Sustentável: O desafio do sáculo XXI. Rio de Janeiro: Garamond, 2008.
[3] VEIGA, José Eli. Meio Ambiente e Desenvolvimento. São Paulo: SENAC, 2006.

23.9.09

Jardins Pequenos e a Meia-Sombra















Na falta de espaço, o jardim acaba ficando recluso a uma pequena área, isto cada vez mais vem ocorrendo, independente da área, local e tamanho, ele está sempre presente para harmonizar o ambiente e melhorar a qualidade de nossa vida.

Nestes casos das imagens acima, a área destinada ao jardim era bem pequena e com pouca área de sol. Assim, o uso de plantas com estruturas verticais valorizam a área, elevam o olhar e aumentam o espaço horizontal. Incorporar elementos arquitetônicos ou acessórios de paisagismo, como os dormentes colocados na vertical, compõem com o visual clean e elegante.

No caso de jardins sombreados, mesclar as texturas das plantas e a paleta cromática solucionam o problema. Afinal, quem disse que jardim sombreado é problema! A paleta cromática do jardim de sombra é tão variada quanto um jardim de sol.

O Arquiteto e a Arquitetura


Estudos do Livro "Território da Arquitetura", Vittorio Gregotti.

O Projeto de Arquitetura
De maneira geral, “o projeto é o modo através do qual intentamos transformar em ato a satisfação de um desejo nosso”

Na arquitetura, “o projeto é o modo através do qual vêm organizados e fixados arquitetonicamente os elementos de um determinado problema.”

“... o projeto arquitetônico não é ainda arquitetura, mas tão-somente um conjunto de símbolos com os quais tentamos fixar e comunicar nossa intenção arquitetônica...”

A função do arquiteto de projetar tem “uma precisa função produtiva ... que... não produz casas mas projetos de casas, intervindo essencialmente na qualidade de projetista diferente daquela do construtor.”